Dash*Informação

COMO FAZER UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Olá leitores! Como estão? Um bom planejamento financeiro é essencial para o sucesso do seu empreendimento, e até em áreas pessoais da sua vida! Pode ser um pouco complicado de começar ou por onde começar, e com o intuito de facilitar esse primeiro passo reunimos algumas dicas sobre como fazer um planejamento financeiro

A Cassiana, consultora financeira na Empresarial CS, reuniu 5 dicas de como fazer um bom planejamento financeiro e otimizar seu dinheiro. Vamos lá?

 

Um dos métodos adotados para criar e organizar um bom planejamento financeiro é o ciclo PDCA. Esse ciclo é dividido em quatro etapas: planejar (P), fazer (D), checar (C) e agir (A).

1) Planejar:

É nessa etapa que o seu olhar deve estar voltado para o negócio e suas metas. Faça uma lista com todos os seus atuais problemas e quais são as suas causas. Por exemplo, se você é lojista e está com problemas no pagamento dos funcionários, a sua causa pode ser a falta de verba pela ausência de vendas por conta do cenário atual mundial. É importante que você entenda a fundo as causas do seu problema e como elas impactam o seu negócio.

2) Fazer:

Agora que você já listou todas as suas dificuldades e já sabe de onde cada uma delas está surgindo, está na hora de sentar e pensar em possíveis soluções. Trace planos de ação, procure ideias com outras empreendedoras e veja tudo o que está ao seu alcance para contornar os problemas. Vimos pela internet, por exemplo, que vários restaurantes estão trabalhando com modelo de voucher, para que o fluxo de caixa continue constante, mesmo com as portas fechadas.

3) Checar:

Não abandone o seu projeto. Revise-o e o acompanhe para entender se está dando resultado ou se ajustes serão necessários. O que deu certo para um, pode ser que, para você, dê certo de outra maneira. Não deixe de estudar e entender o seu público, ele pode te ajudar bastante nesse momento.

4) Agir:

Entendido os pontos fortes e fracos do processo, está na hora de focar nos resultados. Verifique se todas as suas metas foram atingidas e quais os caminhos percorridos para tal. Quais as estratégias deram certo e os motivos por terem sido positivas. 

Tenha em mente que, quanto mais detalhado for o seu planejamento, mais preparada a sua empresa estará para lidar com os diversos cenários e obstáculos que possam surgir. Uma visão clara e ampla do seu negócio faz toda a diferença.

Espero que as dicas sejam úteis para você que está buscando como organizar melhor suas finanças!

Abraços e até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.