DASH*Conforto

Conforto ou beleza? Que tal unir os dois mundos na hora de escolher o sapato?

 

blog-conforto-e-beleza-it

A gente sempre acha que tem que escolher entre conforto e beleza na hora de comprar um sapato porque, incrivelmente, os lindos são normalmente duros e os confortáveis nem sempre tem um design tão interessante… mas não precisa ser assim, existem os sapatos lindos e confortáveis e para descobrir quais são, é só seguir algumas dicas e a escolha vai se tornar muito mais fácil.

É claro que existem alguns tipos que são mais confortáveis que outros. Sapatos mais baixos como sapatilhas, rasteirinhas, botas e tênis costumam incomodar menos, principalmente os calçados que são usados com meia. Mas não é preciso se limitar a esses modelos e muito menos restringir o uso a um determinado tipo. Sapato não tem que ter prazo de validade. Chegar ao fim do dia morrendo de dor ninguém merece! O tipo ideal é aquele que você esquece que está usando por ser leve, confortável e feito com material de qualidade.

blog-conforto-e-beleza-3

Se o calçado for para trabalhar, avalie a política da empresa. Se o traje for social, o ideal é escolher sapatos fechados como os scarpins. No caso de ambientes menos formais, as sapatilhas, sandálias, peep toes, meias patas e botas podem entrar como boas opções. Para fazer a escolha correta, é preciso pensar na rotina do seu trabalho. Se você passa mais tempo sentada, em pé ou andando terá que fazer escolhas diferentes.

Quem passa muito tempo sentada tem mais opções na hora de escolher. Dê preferência a sapatos que não sejam totalmente fechados, pois podem facilitar a proliferação de bactérias por falta de ventilação nos pés. Alternar o uso dos sapatos é fundamental para que isso não aconteça e para que seus pés tenham um descanso e tolerem mais o uso contínuo sem reclamarem.

blog-conforto-e-beleza-6

Para quem fica muito tempo em pé e para os que andam muito, a preferência deve ser por sapatos macios e um pouco folgados nos pés, o suficiente para os dedos se moverem levemente. O salto não deve ultrapassar 5cm e devem ser mais grossos do tipo “block hells” como são conhecidos. Sapatos de salto fino ou muito altos não devem ser usados com frequência, pois causarão dores tanto nos pés quanto nas pernas. Prefira os de couro natural ou pele e forrados com palmilhas confortáveis.

blog-conforto-e-beleza-1

Fuja daqueles modelos super lindos, sensuais e baratíssimos! Desconfie, pois você provavelmente vai ter que desembolsar um pouco mais para ter conforto o dia inteiro e esses só darão dor de cabeça e arrependimento no fim do dia.

Para fazer a compra, o ideal é experimentar depois do trabalho quando os pés já estão cansados, e às vezes, inchados. Não adianta comprar um calçado que só vai ficar bom dentro da loja. Fique de pé na hora de experimentar e caminhe no ambiente verificando como seus pés se comportam. Nada de ficar contando que o calçado irá lacear e que com o tempo ficará mais confortável. Ele não pode apertar o calcanhar, as laterais, a ponta do dedo maior do pé e muito menos por cima. Verifique se as costuras são bem feitas e se não estão pegando. Descarte se algo lhe incomodar ou se o material for muito rígido. Se estiver na tentação por ser lindo, pense no quanto é incômodo ficar com alguma coisa machucando. Com certeza o bom senso irá dizer que tem outros tão bonitos quanto ou mais e que com certeza serão muito mais confortáveis. Lembre-se de que os sapatos devem se adaptar aos pés e não o contrário.

blog-conforto-e-beleza-5

Outra dica importante é verificar se ele tem amortecimento. Se a palmilha tiver também, melhor ainda. E para quem acha que só as rasteirinhas trazem conforto, pode ter certeza, um saltinho pode ajudar muito. Entre 1 a 2,5cm já é suficiente para evitar as dores no calcanhar e nas costas.

Para quem gosta de salto alto e Scarpins, tente evitar saltos e bicos muito finos. Eu sei, eles trazem elegância, mas no final do dia podem fazer com que a classe vá por água a baixo devido às dores e bolhas. Eles são ótimos coringas para calças sociais, jeans e vestidos, então não precisa abrir mão. Na hora de comprar só evite os de salto muito alto e dê preferência aos de tom neutro e de bico mais arredondado ou de “tubarão” que vão acomodar bem melhor os seus pés e manterão todo o charme da produção até chegar em casa. Optar por saltos mais grossos também pode ser um bom trunfo para andar por aí sem incômodo. Meia pata também é um ótimo recurso para aliar conforto e beleza. Além deles serem lindos, diminuem a altura da curvatura do pé trazendo mais segurança e bem estar aos pés na hora de andar.

blog-conforto-e-beleza-4

Para o dia a dia em empresas com ambiente menos formal, uma boa escolha são os mocassins e sapatilhas. Aposte em estampas mais neutras e em bons materiais como couro e tecidos naturais.  E se o ambiente permitir, escolha sandálias de cores claras ou neutras, como preto e tons de marrom e bege. Opte por sandálias com tiras e saltos mais grossos, que darão um ar mais sóbrio a produção. As plataformas , anabelas e as com calcanhar fechado também contribuem para o conforto e estilo.

blog-conforto-e-beleza-2

E se depois de tudo isso você ainda acha que o seu caso não tem solução, existem palmilhas de silicone no mercado que protegem o calcanhar, o bico do pé e ainda amortecem o impacto e podem salvar aquele sapato que não saia mais do armário.

Conforto e beleza podem sim andar juntos. Às vezes, dá um pouco de trabalho para encontrar o par perfeito, mas no final do dia, com certeza vai valer a pena.

Conta pra gente se gostou das dicas. Para falar comigo escreva para comunicacaodashuniformes@gmail.com.

Beijos e até o nosso próximo encontro!

 

Élida Rosenburg

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.