DASH*Comportamento

Dicas básicas para o dia-a-dia

Dash-dicas-dia-dia-01

Tem situações que acabam criando embaraços e muita gente continua sem saber como agir. Por isso, segue um roteiro básico de situações do cotidiano que são fáceis de lidar, mas muita gente ainda encontra dificuldade.

Dash-dicas-dia-dia-03

Regra simples: cabe as pessoas de maior hierarquia ou importância a iniciativa do tipo de cumprimento em uma apresentação a pessoas de menor hierarquia. Isso vale além do ambiente corporativo.

Homens sentados devem sempre se levantar quando forem apresentados a alguém.

Mulheres sentadas só se levantam  para cumprimentar outras mulheres de mais idade ou pessoas de alta hierarquia.

O aperto de mão é sempre o tipo de cumprimento mais adequado, independente da situação. Deve ser usado tanto por homens, quanto por mulheres. Deve ser firme, mas sem machucar. Ele só não deve ser usado no caso de alguém estar à mesa de refeições. Um aceno de cabeça ou cumprimento verbal é o suficiente.

Dash-dicas-dia-dia-05

Aviso geral! Nos relacionamentos profissionais ou nos contatos que não forem muito íntimos, nada de tratar as pessoas de “meu bem”, “querida”, “minha querida”, “amor” e qualquer outra variação do gênero.

E em qualquer tipo de contato, nada de ficar pegando nas pessoas. Respeite o espaço de cada um, mantenha um tom de voz adequado ao local e não gesticule demais.

Dash-dicas-dia-dia-06

Cumprimente todos os colegas de trabalho, do ascensorista ou porteiro ao presidente da empresa. Bom dia, por favor e obrigado, são fundamentais em qualquer tipo de relacionamento, e no trabalho não poderia ser diferente.

Boa vontade para com os outros é fundamental para o bom convívio e a produtividade da empresa. Se precisam de ajuda e você pode ajudar, faça com presteza e disposição.

Para criticar ou elogiar alguém, lembre-se da regra universal de que elogios são feitos em público e críticas a portas fechadas. Não misture censuras profissionais com pessoais e seja sempre educado. Problemas profissionais para serem resolvidos não precisam de palavras grosseiras ou rudes.

Dash-dicas-dia-dia-07

Não há nada demais em chamar só a sua equipe e os amigos mais próximos com convites pessoais no caso de um casamento ou uma festa de aniversário. Colocar o convite no mural da empresa faz com que a impessoalidade não ajude em nada, pois é o mesmo que não convidar ninguém, mesmo aparentemente, convidando todo mundo.

Dash-dicas-dia-dia-08

Se beber é uma opção, intercale com água, não deixe de comer e pare assim que sentir que a bebida começou a fazer efeito. O mundo não vai acabar e você terá que encontrar os seus colegas no dia seguinte.

Dash-dicas-dia-dia-09

O celular deve ser mantido desligado em cinemas, teatros e restaurantes para que não se caia em tentação. Nas reuniões com amigos, ele deve permanecer no silencioso. No caso de esperar uma ligação muito importante, comunique as pessoas e peça licença antes de atender. Nesse caso, seja breve e fale baixo.

Dash-dicas-dia-dia-10

Mesmo em um local reservado, sempre pergunte se há algum problema antes de acender o cigarro. No caso de ser um encontro ao ar livre, afaste-se do grupo para não incomodar.

Com essas regrinhas básicas a convivência pode ser muito mais simples e prazerosa!

Élida Rosenburg

comunicacaodashuniformes@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.