DASH*Moda

DICIONÁRIO DE MODA

Olá leitores,! Essa é a quinta parte do nosso dicionário de moda, se você perdeu algum dos anteriores, os links para acessar as outras letras estão no final desse post!

Temos muito conteúdo sobre moda e vestuário aqui no blog, e sentimos a necessidade de organizar um dicionário para vocês sobre vocabulários comuns no mundo da moda, mas que não são tão familiares para pessoas fora do segmento. As definições foram retiradas do Glossário Use Fashion. Então vamos lá!

ECHARPE: Lenço longo e estreito usado no pescoço.

ELASTANO: Fibra artificial química proveniente do lycra, de maior elasticidade, capaz de esticar e retornar ao seu estado inicial sem danificações. Atualmente utilizado na mistura com outras fibras como algodão, poliéster, proporcionando conforto, elasticidade.

ENVELOPE: Esse termo se refere a um tipo de fechamento de roupas, que se cruza como um envelope, criando um transpasse sem utilizar botões ou fecho. É enrolado uma vez em torno do corpo, enquanto a parte da frente é transpassada para ser amarrada na cintura. Pode ser aplicado em vestidos, saias e blusas.

ESCARPIM (lê-se “escarpã): Sapato feminino com saltos altos, bico fino e um pouco cavado na altura dos dedos.

ESTILO: Manifestações pessoais, individuais ou grupais, exteriorizada através do modo de se vestir ou de se expressar. Segue características próprias ou influenciadas por uma época.

ESTOLA: Agasalho retangular, geralmente usado em volta dos ombros e cruzado sobre o peito. A estola ingressou na moda na década de 50, geralmente usada à noite sobre vestidos longos. Hoje é um clássico do closet, que pode ser coordenado também com looks mais despojados conforme o material de confecção. Tecido retangular que funciona como um xale.

ETIQUETA: A palavra etiqueta veio do francês etiquette, que designava, como hoje, um pequeno pedaço de papel escrito que era afixado a um saco ou a um pacote para identificar o seu conteúdo. Seu uso primitivo era nos sacos de dinheiro, nos grandes maços de papéis, nos fardos e nas trouxas de roupas. Com o desenvolvimento da indústria têxtil, a partir do século XIX, passou a aparecer também em cada peça de roupa, a fim de identificar o seu fabricante.

EVASÊ: Que tem a forma de um “a” mais alargado na parte de baixo. As saias evasê são justas na cintura e mais largas na extremidade. Corte de roupas que alarga/abre sutilmente em direção à parte inferior.

PRIMEIRO POST: LETRA A

SEGUNDO POST: LETRA B

TERCEIRO POST: LETRA C

QUARTO POST: LETRA D 

Até a próxima!

Júlia Araujo

(julia.araujo@dashuniformes.com.br)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.