DASH*Moda

DICIONÁRIO DE MODA

Olá leitores! Essa é a sexta parte do nosso dicionário de moda, se você perdeu algum dos anteriores, os links para acessar as outras letras estão no final desse post!

Temos muito conteúdo sobre moda e vestuário aqui no blog, e sentimos a necessidade de organizar um dicionário para vocês sobre vocabulários comuns no mundo da moda, mas que não são tão familiares para pessoas fora do segmento. As definições foram retiradas do Glossário Use Fashion. Então vamos lá!

FASHION: Palavra em inglês que significa moda.

FASHIONISTA: Quem acompanha a moda e segue as tendências.

FENDA: Aberturas na roupa para proporcionar mobilidade, efeito decorativo, ou traduzir sensualidade. Pode ser utilizada em calças, mas seu uso destina-se principalmente para saias.

FIBRAS ARTIFICIAIS: São as fibras que se utilizam de matéria-prima natural mas que são produzidas  pelo homem por meio de recursos químicos. Alguns exemplos de fibras artificiais são o acetato, rayon e viscose.

FIBRAS NATURAIS: São aquelas fornecidas praticamente prontas pela natureza bastando limpá-las de impurezas: Ex. lã, algodão.

FIBRAS SINTÉTICAS: Classificação de diversas fibras que são feitas a partir de princípios químicos, como os polímeros. Exemplos: elastano, poliamida e poliéster.

FILÓ: Tule confeccionado a partir do algodão ou fibras sintéticas, com efeito de rede vazada com pequenos furos, usado na confecção de véus. 

FIO: Nome genérico do conjunto de fibras unidas por torção. Os fios podem ser de fibras curtas, longas ou de filamentos contínuos.

FIVELA: Sistema de fechamento utilizado em vestuário e acessórios desde a antiguidade. É confeccionada em diversos materiais, como metal, plástico, acrílico e etc. Atualmente, pode ser utilizada como enfeite, desprezando sua funcionalidade. Em alguns estados brasileiros, os prendedores de cabelo também são conhecidos como fivela.

FLANELA: Tipo de tecido com toque macio feito de lã cardada, pode ter aspecto liso ou xadrez.

FLAT: Sapatos sem saltos, como rasteiras e sapatilhas.

FORRO:Tecido utilizado por baixo do tecido principal e pode ter diferentes finalidades. Serve para ocultar as costuras interiores, inibir transparência, permitir vestir e despir com maior facilidade, proporcionar maior proteção contra o frio sem tornar a peça pesada, reforçar costuras e evitar deformação em áreas de maior utilização.

FRENTE ÚNICA: Peça do vestuário feminino que cobre apenas a parte da frente do tronco. A blusa ou o vestido frente única é preso pelo pescoço e pela cintura.

 

PRIMEIRO POST: LETRA A

SEGUNDO POST: LETRA B

TERCEIRO POST: LETRA C

QUARTO POST: LETRA D 

QUINTO POST: LETRA E

Até a próxima!

Júlia Araujo

(julia.araujo@dashuniformes.com.br)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.