Dash*Informação

DICIONÁRIO DE MODA

Olá leitores! Essa é a sexta parte do nosso dicionário de moda, se você perdeu algum dos anteriores, os links para acessar as outras letras estão no final desse post!

Temos muito conteúdo sobre moda e vestuário aqui no blog, e sentimos a necessidade de organizar um dicionário para vocês sobre vocabulários comuns no mundo da moda, mas que não são tão familiares para pessoas fora do segmento. As definições foram retiradas do Glossário Use Fashion. Então vamos lá!

GABARDINE: Tecido com trama diagonal que é feito de lã ou algodão e algum outro fio impermeável, por isso é muito usado em roupas ou capas contra a chuva.

GALOCHA: Tipo de bota impermeável feita de borracha ou PVC que tem sido fabricada com estampas e cores fortes para ser usada por adultos e crianças.

GALÃO: Fita não muito larga com a qual se decoram as dobraduras, as bordas de peças de vestuário. 

GODÊ: Pedaço triangular de tecido, mais largo na parte inferior, costurado a uma saia, vestido ou casaco para aumentar a roda. Os godês vêm sendo usados na costura desde o século passado.

GOLA: Parte de uma blusa ou vestido que envolve o pescoço.

 

GOLA ITALIANA: Gola de colarinho mais amplo, onde a gola é menor e mais curta. 

GOLA JABÔ: Gola em babado que tem como característica o volume que cria na parte frontal da peça. Originalmente utilizada como acessório decorativo removível de camisas masculinas durante o século 17, era feita em renda e fechada na nuca por botões ou laço de fita. 

GOLA LAÇO: Conhecida também como gola gravata ou gola foulard, é um tipo de gola de tiras alongadas que são amarradas formando um laço. Muito populares nos anos 1970, foram retomadas recentemente como forte tendência no guarda-roupa feminino.

GOLA POLO: No final do século 20, prevalecia a gola de camisa masculina redonda e engomada. Com o tempo, entrou em uso uma gola maleável, alta e circular, virada para baixo. Geralmente em malha, é muito usada em camisas para prática de polo, golf e tênis, em roupas informais e uniformes.

GOLA ROLÊ/RULÊ/CACHAREL: Gola alta e justa em malha ou tricô, muito usada na década de 60. Criada pelo estilista francês Jean Cacharel e então ficou conhecida por gola Cacharel.

GORGORÃO: Tecido encorpado de seda ou lã que forma pequenos desníveis na trama

PRIMEIRO POST: LETRA A

SEGUNDO POST: LETRA B

TERCEIRO POST: LETRA C

QUARTO POST: LETRA D 

QUINTO POST: LETRA E

QUINTO POST: LETRA F

Até a próxima!

Júlia Araujo

(julia.araujo@dashuniformes.com.br)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.