DASH*Moda

DICIONÁRIO DE MODA

Olá leitores! Essa é a oitava parte do nosso dicionário de moda, se você perdeu algum dos anteriores, os links para acessar as outras letras estão no final desse post!

Temos muito conteúdo sobre moda e vestuário aqui no blog, e sentimos a necessidade de organizar um dicionário para vocês sobre vocabulários comuns no mundo da moda, mas que não são tão familiares para pessoas fora do segmento. As definições foram retiradas do Glossário Use Fashion. Então vamos lá!

HAUTE COUTURE: O termo, em francês, se refere a peças femininas únicas, feitas à mão pelos melhores profissionais, sob medida, com os mais nobres tecidos e apenas na cidade de Paris, na França. Literalmente, significa alta-costura. E não existe alta-costura fora da capital francesa. Nos Estados Unidos, por exemplo, é usada a expressão high fashion e, na Itália, alta moda. Em 1910, foi criada a chambre syndicale de la Haute couture, um órgão sindical que regula, defende e define quem são os estilistas que realmente fazem alta-costura. Hoje em dia, no entanto, a expressão se popularizou e, muitas vezes, é usada para se referir a algo de altíssima qualidade, mas não necessariamente de haute couture.

HELANCA: Marca de um fio enrugado e elástico. Nos anos 1960 foi muito usado em maiôs e faixas de cabelo. 

HI-LOW (lê-se “rái-lou”): Gíria da moda para definir o estilo de alguém ou de alguma produção que combina peças caras e baratas. A palavra é uma abreviação dos termos high (que significa alto em inglês) e low (baixo), que são combinados para dar ideia de uma mistura de roupas e acessórios caros e baratos.

HOT PANTS: Expressão em inglês usada nos anos 1970 para caracterizar shorts femininos que são bem curtos, na linha do bumbum, e que tem a cintura muito alta. No Brasil, o termo é usado como sinônimo de short.

PRIMEIRO POST: LETRA A

SEGUNDO POST: LETRA B

TERCEIRO POST: LETRA C

QUARTO POST: LETRA D 

QUINTO POST: LETRA E

SEXTO POST: LETRA F

SÉTIMO POST: LETRA G

Até a próxima!

Júlia Araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.