DASH*Moda

DICIONÁRIO DE MODA – DASH UNIFORMES

Olá leitores, boa tarde! Esse é o segundo post do nosso dicionário de moda, se você perdeu o primeiro, clica aqui! Temos muito conteúdo sobre moda e vestuário aqui no blog, e sentimos a necessidade de organizar um guia para vocês sobre vocabulários comuns no mundo da moda, mas que não são tão familiares para pessoas fora do segmento. As definições foram retiradas do Glossário Use Fashion. Então vamos lá!  

  1. BABADO: Pedaço de tecido franzido que é costurado a peças de roupa para enfeitá-las. Ele pode ser ou não do mesmo tecido e cor da peça em que é aplicado.
  2. BABY LOOK: Camisetas femininas na altura da cintura e ajustadas ao corpo.
  3. BAINHA: Dobra da barra do tecido de uma calça, saia, vestido ou casaco.
  4. BALONÊ: Saia ou blusa que tem a barra virada e pregada na parte de dentro, formando um desenho parecido com o de um balão.
  5. BANDANA: Pedaço de tecido quadrado de tamanho médio que pode ser usado na cabeça, carregado nos bolsos de paletós e calças ou amarrado no pescoço.
  6. BARRA ITALIANA: Barra com a dobra virada para o lado de fora da calça.
  7. BARRA SCALLOPED: Barra que tem o acabamento cortado em curvas de meio círculo, criando o efeito ondulado.
  8. BATA: Blusa curta ou longa que fica folgada no corpo. Quando tem o corte mais reto também é chamada de túnica, mas a bata normalmente é mais curta.
  9. BLUSA CACHARREL: Blusa feminina leve e justa ao corpo e com gola alta.
  10. BLUSA CANGURU: Blusa com capuz.
  11. BLUSÊ: A palavra vem do francês “blouse”. Uma blusa molinha, com uma sobra de tecido perto da cintura que é franzida com um nó ou costura e continua em cima do quadril.
  12. BOCA-DE-SINO: Calça com boca bem larga, que perto da barra tem vários centímetros de largura a mais que no início das coxas.
  13. BODY: Espécie de maiô. É uma peça justa ao corpo e feita com fio de elastano.
  14. BOHO: Deriva da palavra em inglês bohemian, ou boêmio em português. Reflete um estilo não convencional, boêmio. E a boêmia simboliza uma vida alegre e despreocupada, com pouco ou nenhum trabalho. Também inclui referências ciganas.
  15. BOJO: Estrutura de forma arredondada feita em tecido e colocado em peças de vestuário, moda praia e mais comumente em roupas íntimas femininas. Essa estrutura serve para acomodar e sustentar o seio e, em alguns casos, possuem enchimento para aumentar o volume do mesmo.
  16. BOLERO: Casaco feminino curto (no máximo até a altura do busto) usado aberto.
  17. BOLSO CHAPADO: Bolso visível no lado de fora da roupa, sem dobras nas laterais, forrado ou não. Pode ser confeccionado em diferentes formatos.
  18. BOLSO EMBUTIDO: Bolso confeccionado para o lado de dentro da roupa, geralmente com o mesmo tecido utilizado para o forro. Pode ter abertura invisível ou decorativa, com tampa de fechamento ou não.
  19. BOLSO-FACA: Bolso cortado na diagonal.
  20. BOMBER JACKET: É uma peça feita de couro ou outros tecidos, mais larga, normalmente com elástico nos punhos e barra, mangas largas e fechada com zíper na frente.
  21. BORDADO: Trabalho decorativo de agulha que forma desenhos sobre o tecido.
  22. BOTÃO:Aviamento feito de diferentes tamanhos, formatos e materiais sendo o mais tradicional o de forma redonda. Tem a utilidade tanto funcional, para fechamento, quanto para decoração e é utilizado no vestuário, em bolsas, calçados e acessórios.
  23. BOYFIT: Modelagem ampla que sugere uma peça “roubada” do guarda-roupa masculino. As calças foram a primeira a ganhar o título, seguidas dos paletós e blazers de proporções maiores, como os popularizados pela estilista inglesa Stella McCartney.
  24. BRAGUILHA: Abertura vertical na parte da frente de shorts, bermudas ou calças masculinas ou femininas, fechada por zíper ou botão.
  25. BRIM: Tecido resistente de linho ou algodão.

Join the discussion

  1. Pingback: DICIONÁRIO DE MODA - Dash Uniformes DASH*Moda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.