DASH*Moda

DICIONÁRIO DE MODA

Olá leitores, bom dia! Temos muitos posts sobre moda e vestuário aqui no blog, e sentimos a necessidade de organizar um dicionário de moda para vocês, com termos comuns nesse meio mas que não são tão familiares para pessoas fora do segmento. As definições foram retiradas do Glossário Use Fashion. Então vamos lá!

Aba – Termo usado para denominar a borda de chapéus, bem como a região externa de bolsos onde é realizado o fechamento. 

Abotoamento Duplo – refere-se ao abotoamento duplo de casacos e blazer. Modelos com abotoamento duplo possuem peças frontais maiores, que se transpassam.

Abotoamento Simples – refere-se ao abotoamento simples de casacos e blazer. Geralmente, os abotoamentos simples são compostos por 2 ou 3 botões. Versões modernas podem ter 1 ou 4 botões, mas não são usuais.

Acetinado – É uma característica que geralmente é usada para se referir à superfície de um tecido, quando este tem efeito de brilho de acordo com a incidência de luz, como acontece com o cetim. Um tecido Dash que tem essa característica é o que usamos para calças, blazer, vestidos, saias e outros. O Premium tem em sua composição um pouco de elastano e um toque acetinado dando mais conforto para quem veste.

Algodão – É uma fibra natural que pode ter diversos comprimentos, dependendo do tipo e da região na qual foi produzida. Quanto mais longa a fibra, mais fino o fio que ela formará e, consequentemente, mais leve e delicado o tecido, como os feitos de algodão pima ou algodão egípcio.

Alinhavo – Técnica muito utilizada na costura antes da finalização da peça, consiste na ação de unir temporariamente as partes da peça em questão, com pontos largos e à mão. Fazemos isso durante o nosso processo de produção quando vamos iniciar as montagem das peças.

Amarração – Para prender ou proporcionar um efeito estético; é o resultado da amarra de tecidos ou cordões.

Anatômico – Refere-se às peças que se moldam as formas e curvas do corpo. Geralmente produzidas com tecidos que tem em sua composição o elastano.

Aviamento – Aviamentos são aparelhos ou materiais necessários à execução ou à conclusão de uma peça de roupa. Podemos citar como exemplos de aviamentos decorativos: botões, cordões, fivelas, lantejoulas, rendas, etc. Um exemplo disso são os novos botões personalizados usados nas calças da Dash Uniformes.

Espero que vocês tenham gostado dessa nova ideia! Fiquem ligados no blog para os próximos posts dessa série!

Um ótimo dia e um ótimo feriado para todos!

Join the discussion

  1. Pingback: DICIONÁRIO DE MODA - Dash Uniformes

  2. Pingback: DICIONÁRIO DE MODA - Dash Uniformes Dash*Informação

  3. Pingback: DICIONÁRIO DE MODA - Dash Uniformes DASH*Moda

  4. Pingback: DICIONÁRIO DE MODA - DASH UNIFORMES - Dash Uniformes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.