DASH*Entrevista

Estilo na decoração faz toda diferença!

O assunto de hoje no DASH*Entrevista é ambientação em locais de trabalho. Muitas empresas ainda não percebem o quanto a arquitetura e ambientação podem influenciar na própria imagem e nos funcionários que trabalham no ambiente. Para falar um pouco sobre esse assunto e esclarecer algumas dúvidas, convidamos o arquiteto Guilherme Moretzsohn. Formado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, Guilherme tem 25 anos e trabalha em escritório próprio e na  MOCAP Arquitetura e Produto.

DASH*Entrevista Qual a importância da arquitetura das empresas para quem trabalha no ambiente? Ela pode influenciar o rendimento dos funcionários?

Guilherme Moretzsohn Seria leviano afirmar que o ambiente sozinho faz as pessoas serem mais produtivas; porém ele é um fator importante dentro das empresas. Ambientes resultados de bons projetos de interiores são, sem dúvida, mais um incentivo para o funcionário, pois trazem mais estima para a equipe e criam uma maior sensação de empatia e pertencimento para os indivíduos que alí trabalham. Por consequência eles tendem a cuidar melhor do mesmo, serão mais organizados, menos desleixados e assim tem tudo para serem mais produtivos.

DASH*EntrevistaComo a ambientação pode refletir na imagem transmitida para os clientes?

Guilherme Moretzsohn A ambientaçao é a primeira coisa percebida por um cliente dentro de um ponto de venda. Os valores de uma empresa estão refletidos em suas paredes. O layout, os materiais, a volumetria e a iluminaçao são os pilares de um projeto comercial e comunicam muito. Eles falam tudo o que tem pra falar antes mesmo do vendedor dar o seu cordial “bom dia”.

Mas a linguagem é muito sutil: não necessariamente acabamentos baratos significam que o produto é barato, e vice e versa. Basta ver a nova loja da Hermès em Paris, com seu piso de marmorite contrastando com o ladrilho de vidro e as araras em inox fosco pra ver o que mais importante é o conjunto, a disposição e a combinação. Empresas prestadoras de serviço e escritórios não estão isentos dessa responsabilidade; os cliente reparam tudo, quase sempre subconscientemente. Infelizmente não inventaram ainda um ambiente auto-arrumável; cabe ao arquiteto facilitar a tarefa ja na concepção do projeto.

Nova loja Hermès em Paris

DASH*Entrevista Quais objetos você pode sugerir que fazem diferença em uma ambientação?

Guilherme Moretzsohn Um bom ambiente sempre tem uma boa iluminação.

Peças étnicas também dão um toque charmoso e despretencioso nos ambientes. Esculturas como árvores de madeira também que são lindas.

Escultura de madeira Árvore da Vida (grande) da Domi por R$520,00

Escultura de madeira Árvore da Vida (grande) da Domi por R$520,00


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.