DASH*Artigo

Ilustração: Tudo O Que Você Precisa Saber Para Começar!

Ilustrar é uma técnica maravilhosa e dá muito prazer falar sobre ela, seus materiais e aplicações.

As primeiras formas de ilustração surgiram na pré-história, durante o período paleolítico, o que demonstra como o homem começava a utilizar o desenho como forma de expressão, registrando acontecimentos e rituais.

Muita coisa mudou de lá para cá, mas a forma de expressão através da ilustração continua sendo utilizada para transmitir mensagens, passar ideias e até mesmo vender produtos.

E para quem quer saber por onde começar e pensa em investir nessa área, tenho algumas dicas!

A primeira coisa a se fazer, mesmo que você já tenha alguma aptidão para o desenho, é se matricular em um curso de Ilustração. Nele você vai aprender técnicas ilustrativas, vai desenvolver seu traço, aprender a colorir e trabalhará com briefings, o que com certeza é um estímulo criativo. Isso fará você pensar fora da caixa e para além do seu universo particular de artista.

Durante o processo de aprendizagem você fará uso de inúmeros materiais, aplicação de técnicas secas e molhadas, passando pela aquarela, pastel seco e oleoso, guache, nanquim, marcadores e lápis de cor.

Não gaste muito dinheiro logo de cara, vá formando seu arsenal de trabalho aos poucos, entenda que no começo você vai estar em um processo de descobertas, então, não se cobre muito e tenha paciência consigo mesmo.

Tenha sempre à mão um sketchbook, ele vai funcionar como um diário de desenhos. Nele você treina seu traço, faz desenhos de observação e solta a imaginação sem cobranças.

Áreas De Atuação Do Ilustrador

Falando de trabalho, ilustrações são carregadas de significados, mensagens e são utilizadas em diversos segmentos, então, você pode ter como clientes: editoras, agências de publicidade e empresas ligadas ao mundo da moda. Afinal, uma boa estampa nada mais é que uma ilustração impressa em tecido.

As ilustrações não se limitam ao papel, na verdade, ela hoje está em paredes, móveis, embalagens, na identidade visual de várias empresas e produtos.

Além de poder trabalhar para clientes particulares, muitos ilustradores criam uma identidade própria e seguem como artistas independentes, desenvolvendo trabalhos autorais, podendo inclusive migrar para a tatuagem ou para o muralismo.

Além de tudo isso, você ainda pode ir para a ilustração digital, e é maravilhoso trabalhar com desenhos digitalmente. Podem apostar nessa dica que é sucesso!

Como ilustradora só tenho uma coisa a dizer: Aproveitem o processo!

Com o tempo sua ideação de arte muda, seus propósitos também e como tudo na vida está em mutação, seu traço e seu desenho também vão mudar. Então, aproveite o caminho, descubra quem você é como ilustrador e com quem quer falar. É isso! Quem sabe em outro momento falamos mais sobre ilustração no mundo da moda? Até lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.