Ano difícil né? Cheio de desafios e incertezas… As empresas buscam cada vez mais soluções para enfrentar a crise desencadeada pela pandemia que nos assolou neste 2020. Entretanto um fato é claro, nos faz pensar em nossas escolhas e caminhos. Uma vez que este é um sentimento mundial. Por isso é importante refletirmos as macrotendências de consumo, para buscarmos soluções eficazes e corretas para o nosso negócio ou tipo de serviço que vamos oferecer.
O que são as Macrotendências de Consumo?
Existem certos comportamentos que são comuns. Isto é, orientados pelas situações que vivemos. É impossível por exemplo, negarmos que o COVID-19 não alterou nossas rotinas, desejos e necessidades. Esses sentimentos em comum orientam as macrotendências de consumo. Que são as vontades que os consumidores estarão atentos, na hora de comprar um produto ou adquirir um serviço. Então é muito importante estarmos atentos e descobrir como poderemos ser mais assertivos nas ações da empresa e causar um melhor impacto nos nossos clientes.
E o que podemos esperar para 2021?
A WGSN empresa que é referência global em tendências de design e consumo já liberou o seu relatório de Macrotendências para 2021. Está cheio de insights muito interessantes para nos orientarmos.
Preocupação com o Planeta
Os consumidores estão mais atentos ao que consomem. Existe uma preocupação constante com a matéria-prima usada nos produtos. Até 2050 o uso dos recursos materiais deve aumentar consideravelmente.
Avalia-se que a economia circular ( a economia circular é tirar o conceito de “lixo” que temos e substituir por uma visão mais contínua e cíclica de produção, na qual os recursos deixam de ser somente explorados e descartados e passam a ser reaproveitados em um novo ciclo) represente uma oportunidade de um trilhão de dólares, e as marcas que já estejam planejando, pesquisando e inovando agora irão atrair os consumidores mais conscientes com relação aos impactos ambientais. Aproveitando para falar, vocês já conhecem o projeto da Dash? Link
A dificuldade econômica
A classe média já demonstra sinais de encolhimento do seu poder aquisitivo. Portanto, será imprescindível propostas de preços mais baixos. De acordo com a WGSN “Além das questões sociais, a desigualdade de renda é um fator relevante, pois ela restringe o crescimento econômico dos países com níveis médios de renda mais altos”.
O Crescimento da pressão e do estresse
O Estresse e a pressão são os únicos fatores que estão presentes em todas as camadas sociais. Com isso aumentam as buscas por produtos e marcas que ajudem a melhora do dia a dia. Então, qual vai ser a melhora que você vai causar na experiência do seu consumidor?
Pensamento do bem
Vivemos tempos em que existem muitas críticas, muito ódio, comentários ofensivos pela rede. E com isso temos quem vá contra estes princípios e busque algo melhor.
Os consumidores buscam por marcas mais humanizadas, capazes de assumir seus erros e se desculparem.
O marketing de massa perdeu espaço para o marketing objetivo, as empresas precisam investir em iniciativas de longo prazo e não em ações esporádicas. Isso significa que as empresas precisam se comunicar com transparência.
Pontos importantes para o sucesso em 2021
- Simplifique sua linguagem visual, a expressão “Menos é mais” nunca fez tanto sentido.
- Ainda nessa onda de simplificação, marcas com um portfólio mais enxuto e facilitado ganham espaço.
- Escolha uma causa para lutar. E seja firme nela.
- Vendas diretas ao consumidor final estão em alta. O consumidor não busca mais intermediários.
- Pós – venda, aluguel de produtos ou serviços são uma ótima maneira de facilitar o acesso do consumidor a você.