Dash*Corporativo

ROTINA NO HOME OFFICE

Olá leitores! Como estão? O COVID-19 está obrigando muitas empresas a adotarem o home office, mas muitas pessoas estão passando por esse formato de trabalho pela primeira vez na vida. Para ajudar quem ainda não conhece muito desse formato de trabalho, pedimos a Rúbia, que é nossa consultora de vendas e trabalha nesse formato há um tempinho, para compartilhar com vocês como funciona a rotina no Home Office

“Trabalho na Dash Uniformes desde 2016, já são 4 anos de parceria e aprendizado e de 2 anos pra cá tive a oportunidade de me tornar consultora e com isso meu regime de contrato mudou: De CLT para MEI. Resolvi topar esse novo desafio, sem conhecer muito o que me esperava, mas pensando lá na frente, em ter mais tempo para objetivos pessoais e para cuidar de mim.

A Marcela, nossa CEO, já comentava que seria legal se conseguíssemos trabalhar assim pois seria mais objetivo, sem perda de tempo no trânsito e etc.

Confesso que neguei no primeiro momento, mais por influência de outras pessoas do que por mim mesma, afinal o que é novo sempre desperta desconfiança e medo, pelo menos em mim.

Me lembro que voltei de férias em 2017 e ela me contou desse novo projeto e até o amadurecimento da minha resposta, foram-se 6 meses.

No início, até me acostumar com todo o tempo “livre” que eu dispunha, foi muiiiito complicado, pois eu não conseguia me organizar e nem passar credibilidade para meus clientes, ou seja, estava perdida, sem rumo. Foi aí que comecei a estudar novas formas de otimização de tempo. Percebi que acordando cedo, conseguia aproveitar muito mais meu tempo do que se acordasse as 8, que era a hora geralmente que eu começava meu expediente na Dash. Antes eu acordava as 5:30, passei a acordar as 6:30/7 horas, pra que minha rotina não mudasse tanto. Tendo isso em mente, que mesmo em casa, precisava de ter um horário para começar a trabalhar, tudo deu muito certo, principalmente porque eu sabia que podia dar uma pausa quando eu precisasse.

Nos dias de visita, minha rotina muda completamente, tento centralizar os dias de atendimento, quando meus clientes podem e se consigo marcar todo mundo no mesmo dia, é excelente. Mesmo assim, tenho que me programar para não deixar de responder os e-mails no carro ou Uber, não deixar de ligar nem de atender as ligações dos clientes é um desafio. No intervalo de uma reunião ou outra, sempre estou me informando no que está acontecendo no meu e-mail. Mesmo com 2 anos de “experiência”, aprendo todos os dias e é por isso que listei abaixo algumas dicas que me ajudam a trabalhar em casa:

  • Acordar sempre no mesmo horário, de preferência o mais cedo possível. Estabeleça um horário, A rotina é importante.
  • Colocar uma roupa confortável, mas nunca ficar de pijama.
  • Ter um local apropriado, com uma cadeira confortável, luz natural (se possível) e mais tranquilo. Isso ajuda a concentrar.
  • Ter sempre por perto água, material de escritório como canetas, Post it, bloquinho, agenda. Não deixar de anotar nada.
  • Ler, sim, ler muito, para aumentar o seu vocabulário, isso vai ajudar a se comunicar melhor com seus clientes.
  • Se programar para o dia seguinte. Faça listas no final do dia, o que foi que eu fiz hoje? O que eu deixei de fazer? Isso me ajuda a focar no que realmente é mais urgente e em qual é o próximo passo.
  • Parar pra dar uma respirada. Isso é importante. Dar uma alongada, escutar música, as vezes escuto música trabalhando, mas acredito que não funciona pra todos. Vá testando. 

Hoje com 2 anos completos nessa nova fase posso dizer que foi a melhor escolha que eu fiz. Tenho mais autonomia com meu tempo, voltei a me exercitar todos os dias, a comer melhor, a cuidar mais das minhas filhas (plantas), a ler, e voltei a estudar no meio do ano passado, ou seja, estou fazendo muito mais coisas do que eu achei que poderia.

Hoje penso no meu tempo como se fosse algo muito precioso, que não pode ser desperdiçado com nada que realmente não me interesse. Estou mais centrada e muito mais positiva em relação a vida, afinal, ter mais controle dela é essencial para saber onde erramos e o que pode ser feito para resolver os problemas, evitá-los e claro sem perder tempo.

Diria que tenho um emprego dos sonhos? Bom, me sinto muito feliz com essa oportunidade de poder trabalhar 80% de casa, isso me desafia a cada dia, trabalhar com pessoas é isso, a cada cliente aprendemos um pouco, seja com eles ou com nós mesmos. 

A comunicação é um fator chave, aprender a se comunicar é muito importante, já que agora, você fara mais atendimentos por Skype, telefone e escreverá muitos e-mails. Leia muito.

Enfim, talvez, aceitar algo que te dê medo, seja o que falta na sua vida, é bom ter aquele frio na barriga, isso te impulsiona.

Terminando com uma frase pra pensar na vida que você leva, de Cristopher Morley “Se existe um êxito é a capacidade de levar a vida que se quer”, Então o que você quer da sua vida? Se adaptar a um novo estilo de vida nem sempre é fácil, mas quando queremos, conseguimos. Vamos à luta.”

Espero que vocês tenham gostado das dicas! E você? Tem alguma experiência com Home Office? Compartilha com a gente nos comentários.

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