Dash*Informação

Tipos de tecidos e fibras

Dash-tipos-de-tecido-01

Saiba as diferenças e escolha o mais adequado

A escolha de bons tecidos é uma das partes mais importantes do processo de fabricação de roupas. A Dash trabalha com vários tipos de tecidos buscando conforto, qualidade, durabilidade e beleza, claro! Hoje nós vamos conhecer alguns deles.

Existem vários tipos, dentre eles estão as fibras naturais, artificiais, sintéticas e os tecidos mistos. Os tecidos mais usados na confecção de roupas são os mistos, que ganharam adeptos em todos os lugares. Eles facilitam a vida no dia-a-dia principalmente de quem usa uniforme, pois ele pode ser lavado sem se desbotar, não amassa e ainda tem uma vida útil bem longa.

 

Saiba um pouco mais sobre cada um:

Fibras Naturais

Essas fibras são retiradas da natureza podendo ter a sua origem classificada em vegetal, animal e mineral. São exemplos de fibras naturais o algodão, seda, linho, , juta, coco, sisal, rami, abacá, cânhamo, malva e coroá. Essas fibras são bem confortáveis e flexíveis, além de ter toque agradável e deixar a pele respirar. Um tecido natural amassa com facilidade e pode perder a cor com o tempo.

Blog tecidos 1

 

Fibras Artificiais 

As fibras artificiais são produzidas pelo homem, tendo como matéria prima, polímeros naturais, como celulose, por exemplo. Elas são compostas por fibras naturais, mas precisam ser manipuladas para se tornarem fibras. As mais conhecidas são a viscose, modal, lyocel e acetato. Elas são resistentes, não desbotam, tem um toque sedoso, além de secarem rápido e quase não amassarem. Por serem artificiais, não absorvem a transpiração e retém odores. Devem ser passadas a baixas temperaturas e sem vapor.

Blog tecidos 2

 

Fibras Sintéticas

Essas fibras são produzidas pelo homem tendo como matéria prima, produtos químicos da indústria petroquímica. As mais conhecidas são o acrílico, o poliéster, a poliamida, o polipropileno, aramidas e o poliuretano elastomérico, conhecido popularmente como Elastano.

Blog tecidos 3

 

Tecidos Mistos

Os tecidos mistos são o resultado da mistura de fibras naturais e fibras sintéticas. A mistura mais conhecida é entre o algodão e o poliéster. O poliéster é feito de carvão, ar, água e derivados de petróleo. É uma fibra forte, que mantém sua forma, não amassa fácil, absorve bem as cores e não suporta bem altas temperaturas, portanto, não deve ser passada com ferro quente. Já o algodão é uma fibra leve, fresca, confortável e absorvente. Apesar de ser fácil de tingir, as cores não se prendem tão bem no algodão, o que faz com que ao longo do tempo, ele desbote. Ele aguenta altas temperaturas e, quando puro, pode encolher quando lavado.

Essa junção resulta em um tecido versátil, herdando o melhor de cada um. O tecido é fresco e leve como o algodão, porém mais forte, durável e mais difícil de amassar. É um tecido fácil de costurar e, ao ser lavado, seca com mais rapidez sem ficar amassado. Alguns tecidos mistos conhecidos são o tricoline, malha e Piquet.

Blog tecidos 4

 

Na Dash Uniformes você encontra peças em tecidos de fibras naturais e sintéticas que atendem a necessidade de qualquer tipo de empresa. Agora que você conhece um pouco mais sobre os diversos tipos, entre em contato com a gente para escolher o modelo de uniforme e o tecido que mais lhe agrada.

 

Élida Rosenburg

comunicacaodashuniformes@gmail.com

Join the discussion

  1. Limpeza de sofá rj

    Adorei o POST , muito bom explicado. Tenho uma empresa de estofados e tudo isso foi muito útil para meu trabalho.

    Continuem escrevendo !

  2. Pingback: TIPOS DE TECIDOS - - Uniformes Sociais e Profissionais– Uniformes Sociais e Profissionais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.