ENVIAMOS PARA TODO BRASIL

SEM PEDIDO MÍNIMO

Banner principal do post Conheça os 7 principais tipos de plantas para escritório

Conheça os 7 principais tipos de plantas para escritório

Comportamento no trabalho | POR Dash Uniformes | 18/11/2022

A maior parte do tempo do dia das pessoas é passado no trabalho. Para atenuar essa rotina cansativa, uma das alternativas é tentar tornar esse ambiente o mais aconchegante e relaxante possível, para que não fique tão evidente uma separação clara entre caso e trabalho.

Uma das formas de construir esse ambiente é com plantas para escritório. Que além de deixar o ambiente mais bonito e acolhedor, as plantas também ajudam na concentração, estimulam a criatividade e ainda acalmam.

Se você é uma pessoa que deseja dar uma cara mais humanizada para o local onde você trabalha, continue a leitura deste artigo que nós vamos dar dicas de quais plantas são boas para cultivar e te ensinar a como cuidar delas corretamente.

Como cuidar de plantas para escritório

As plantas, em geral, são conhecidas por exigirem cuidados regrados para se manterem fortes, com cores vibrantes e florescendo mais a cada dia. Às vezes basta ficar alguns dias sem lembrar de regá-las, para que elas não resistam e morram.

No escritório isso pode ser mais fácil ainda, isso porque as empresas normalmente têm ar-condicionado e, muitas vezes, os espaços corporativos têm pouca ou nenhuma luz natural, elemento vital para as plantas.

Dentro dessas condições o ideal é que as plantas sejam posicionadas o mais perto possível das janelas e da entrada de luz natural.

Já com o ressecamento causado pelo ar condicionado é recomendado borrifar a folhagem de vez em quando e prestar ainda mais atenção às regas para garantir que o solo esteja sempre úmido – não encharcado.

Outra dica para contra o ressecamento causado pelo ar condicionado é o de colocar o vaso de planta dentro de um cachepô com pedriscos e um fio de água.

Mas, para além dessas dicas, cada planta tem suas próprias características e necessidades, que devemos ficar atentos na hora dos cuidados. Por isso, vou te apresentar agora 7 plantas ideais para se ter no escritório.

Espada-de-São-Jorge

Essa é uma das plantas mais versáteis para quem quer cultivar dentro do escritório. Isso porque elas não são completamente dependentes nem de sol e nem de água, pelo contrário, em excesso ela pode queimar ou apodrecer.

As espadas-de-são-jorge preferem uma iluminação média (cerca de 3 metros de distância das janelas), mas também toleram luzes baixas e altas. Certifique-se de mantê-las longe do sol, porque as folhas podem queimar num piscar de olhos.

Por terem uma aparência mais imponente, com uma ampla variedade de cores, padrões e formas, ela é uma ótima escolha para colocar no chão, em alguma lateral de destaque.

Jibóia

Para decorar o escritório com plantas nem sempre o local escolhido precisa ser em cima da mesa, esse é o caso da Jibóia, que ficou muito conhecida por ocupar os pontos altos do ambiente, com suas folhas penduradas.

Ela é uma ótima opção para o escritório pois lidam melhor com condições de pouca luz e a rega precisa ser feita a cada 7 a 10 dias no verão e a cada 14 dias no inverno.

Se tiver só a mesa disponível, se certifique de que há espaço suficiente para que elas se espalhem e fiquem penduradas.

Aglaonema

A Aglaonema é para as pessoas que querem algo mais compacto e pequeno, que caiba na mesa, ao lado do computador, mas que embeleze o ambiente já que os seus padrões de cores chamam muito a atenção.

As aglaonemas de cor verde profundo lidam melhor com pouca luz, mas aquelas com cores e traços na folhagem precisam de maiores incidências de luz solar. Mas não precisa ser direta: certifique-se de mantê-las longe das janelas com a entrada do sol forte ou elas se queimarão.

Quando o solo do vaso ficar seco, é hora de regá-las – isso tende a ser a cada 7-9 dias nos meses mais quentes e a cada 2-3 semanas quando o inverno chega.



Comigo-ninguém-pode

Na mesma categoria de plantas para ter em cima da mesa do escritório, temos a comigo-ninguém-pode.

Ela é compacta, precisa ser regada apenas uma vez na semana para ficar bem e apesar da sua fama de venenosa, vale a pena ter a planta em casa não só pela beleza da folhagem, mas também por ser excelente em filtrar as impurezas do ar.

Em geral, a comigo-ninguém-pode exige poucos cuidados e aprecia locais de meia-sombra ou de luz difusa, por isso vive muito bem em ambientes internos.

Peperômias

Assim como a Aglaonema, se quiser adicionar personalidade e beleza ao seu espaço de trabalho,  escolha as peperômias para a decoração.

As peperômias se dão melhor em condições de luz moderada ou média. Você precisará regar a sua a cada semana ou duas nos meses mais quentes e a cada 2-3 semanas no inverno. Deixe secar quase totalmente antes de molhar novamente.


Pacová

Agora se o objetivo de ter plantas é decorar uma sala ou uma recepção, o mais recomendado são plantas com folhas grandes e chamativas com a Pacová.

Com folhas duras, largas e brilhantes, a planta não reclama do ar-condicionado e nem precisa de muita água. Regue uma vez por semana e ela viverá por muitos anos.

Aloe Vera

Não podíamos deixar de trazer aqui como opção para o escritório as famosas suculentas, conhecidas por necessitarem de pouca água, fixando uma grande quantidade nas suas folhas para uso em épocas escassas.

A Aloe Vera além de ser muito usada para cuidados medicinais por possuir propriedades hidratantes, anti-inflamatórias, cicatrizantes, antibacterianas, também é uma ótima escolha para decorar o escritório.

A planta de aloé vera é muito resistente à secura. Ao regá-la, deve ser com quantidade e profundidade, mas com pouca frequência. Além disso, o solo deve estar bem drenado e permeável.

Em relação a luz solar, a aloe vera não necessita de um sol forte, mas sim de sol constante, ou seja, ela pode ficar próxima a janela, mas não tão próxima ao ponto de ser excessivo.

Hoyas

Ainda sobre as suculentas, as Hoyas são uma outra opção interessante. As Hoyas se apresentam em um cacho de pequenas e aromáticas flores rosa-claro com o centro em forma de estrela e mais escuro, em tons de vermelho ou púrpura. A textura das flores é cerosa e brilhante, daí resultando a denominação comum de “Flor de Cera”.

Ou seja, um toque para quem busca algo diferenciado e colorido, que não pretenda ter a mesa de escritório repleta da cor verde.

É bom tê-las perto de uma janela, mas não necessariamente sobre o parapeito. Além disso, mantenha as plantas longe do sol direto da tarde.

Suculentas, as hoyas preferem ser regadas novamente quando estão quase secas, então o faça a cada 1-2 semanas no verão e a cada 3 semanas no inverno.


Para quem deseja ter plantas no escritório

Todas as plantas que vimos aqui são apropriadas para se ter no escritório, seja as mais compactas para as mesas ou as mais volumosas para os cantos de sala.

Além delas, muitas outras se encaixam nesses requisitos de não serem tão exigentes quanto a luz solar e com a rega frequente.

Se você nunca cuidou de uma planta antes, saiba que no início elas necessitam de rega excessiva, ou seja, com muita frequência. É preciso se certificar, também, que elas não retenham água no pires, porque isso também pode apodrecê-las.

As dicas são muitas, mas com o tempo vocês vão pegando o jeito! Aproveite as novas plantinhas para contemplar a beleza verde que elas levarão para o seu espaço de trabalho, componha a sua decoração com outros itens como velas e quadrinhos.

Envie o seu cometário

Obrigado! Enviado com sucesso.

Problema ao enviar, tente novamente.